"A finalidade da educação...é contestar o impacto das experiências do dia-a-dia, enfrentá-las e por fim desafiar as pressões que surgem do ambiente social.Mas será que a educação e os educadores estão à altura da tarefa? Serão eles capazes de resistir à pressão? Conseguirão evitar ser arregimentados pelas mesmas pressões que deveriam confrontar?"

Zygmunt Bauman, 2007


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VÍDEO: A Servidão Moderna ("De la Servitude Moderne", França - Colômbia, 2009, 52min - Direção: Jean-François Brient)

Neste magnífico filme francês, de Jean-François Brient (2009), são explorados de forma impactante os efeitos da dominação do capital sobre a vida humana. Diversos cenários são analisados, desde a submissão do trabalhador a uma lógica empresarial perversa, os efeitos da aculturação midiática e da indústria publicitária, até os danos planetários de uma sociedade organizada em torno das mercadorias e do consumismo. Trata-se de uma excelente ferramenta para discussão dos efeitos da liberdade concedida ao capital, tão cara às análises de Zygmunt Bauman, e para reflexões teóricas em torno dos dispositivos socializadores da sociedade de consumo.
Obs: Caso a legenda não apareça imediatamente, clique no ícone legenda na barra inferior da caixa de vídeo do youtube e, em seguida, em adicionar legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso deseje comentar esta matéria ou complementar alguma informação deste Blog, envie suas considerações para nós. Agradecemos suas visita.