"A finalidade da educação...é contestar o impacto das experiências do dia-a-dia, enfrentá-las e por fim desafiar as pressões que surgem do ambiente social.Mas será que a educação e os educadores estão à altura da tarefa? Serão eles capazes de resistir à pressão? Conseguirão evitar ser arregimentados pelas mesmas pressões que deveriam confrontar?"

Zygmunt Bauman, 2007


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VÍDEO: A Servidão Moderna ("De la Servitude Moderne", França - Colômbia, 2009, 52min - Direção: Jean-François Brient)

Neste magnífico filme francês, de Jean-François Brient (2009), são explorados de forma impactante os efeitos da dominação do capital sobre a vida humana. Diversos cenários são analisados, desde a submissão do trabalhador a uma lógica empresarial perversa, os efeitos da aculturação midiática e da indústria publicitária, até os danos planetários de uma sociedade organizada em torno das mercadorias e do consumismo. Trata-se de uma excelente ferramenta para discussão dos efeitos da liberdade concedida ao capital, tão cara às análises de Zygmunt Bauman, e para reflexões teóricas em torno dos dispositivos socializadores da sociedade de consumo.
Obs: Caso a legenda não apareça imediatamente, clique no ícone legenda na barra inferior da caixa de vídeo do youtube e, em seguida, em adicionar legenda.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VÍDEO: Homenaje a Zygmunt Bauman en el festival Rototom Sunsplash 2012

No breve vídeo acima, professores espanhóis comentam a importância do pensamento de Zygmunt Bauman para a sociedade contemporânea. Essa breve homenagem foi gravada durante a realização de um Fórum Social, que contou com a presença de Bauman, como parte das atividades do Festival Rototom Sunsplash, em Benicàssim, Espanha. O evento foi realizado entre os dias 16 e 22 de Agosto deste ano.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VÍDEO - Turistas ou peregrinos? Yves de La Taille, Professor da USP, reflete sobre a sociedade contemporânea a partir de conceitos de Zygmunt Bauman.

Na palestra realizada em 2011, para o Café Filosófico, da Tv Cultura, o psicólogo e pesquisador reflete sobre a produção do sujeito contemporâneo e perpassa questões centrais na obra de Zygmunt Bauman.
Acima, pode ser conferido o vídeo na íntegra do programa.