"A finalidade da educação...é contestar o impacto das experiências do dia-a-dia, enfrentá-las e por fim desafiar as pressões que surgem do ambiente social.Mas será que a educação e os educadores estão à altura da tarefa? Serão eles capazes de resistir à pressão? Conseguirão evitar ser arregimentados pelas mesmas pressões que deveriam confrontar?"

Zygmunt Bauman, 2007


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comentário sobre o capítulo "A Construção Social da Ambivalência".

Gostaríamos de indicar, para professores e alunos, o capítulo intitulado "A construção social da ambivalência", incluso na obra "Modernidade e Ambivalência"(Bauman, 1999). Neste capítulo, em especial, Bauman explora de forma aprofundada e define sua a categoria do "estranho". O estranho, na obra de Bauman, já havia sido explorado de maneira mais breve, em "O mal-estar da pós-modernidade" (1998). No capítulo em questão, de outro modo, o autor polonês disseca essa questão e analisa pormenorizadamente a forma como o estranho é construído em uma determinada sociedade. Trata-se de um texto denso e de muita clareza conceitual, o que nos permite trabalharmos os questionamentos levantados pelo autor na sala de aula e trazermos suas problematizações para a produção do "estranho" nas escolas brasileiras.